domingo, 1 de julho de 2007

Quando tudo não passa de um nome... (porque a prática tem que ser diferente!)

Aproveitando o facto de que as opinioes aqui veiculadas quererem-se livres e directas, perdoem-me a crueza das seguintes declaraçoes:
Colegas, esta formalidade de preencher uma ficha a dizer que me inscrevo em estágio (?!?) é apenas um lastimável argumento para que deixemos de imediato 200 euros em cima da mesa. Nada mais, nada menos...!! Porque quem nao tem mais valores por que lutar, quer é viver tranquilamente antes que as coisas rebentem, de facto...
Isto chegou a um ponto em que eles já fazem tudo menos representar os Profissionais em Arquitectura. Nós, Profissionais (estagiários qual carapuça!!) é que os sustentamos e amparamos. A eles, que em vez de nos representarem, servem apenas para nos colocarem em embrulhadas e fazerem-nos a cabeça...
Eu nao consigo e nunca conseguirei chamar a isto que estou a fazer de um estágio...! Da mesma forma que nao me chamo a mim próprio estagiário de coisa nenhuma! Estou a trabalhar como qualquer profissional de arquitectura, logo nao tenho que ter tratamento diferente, melhor ou pior! Sou mais novo que a maioria, menos experiência, tudo correcto, mas nao menos importante numa cadeia (quase!) sem fim que representa qualquer projecto de arquitectura!!
Aliás, é por aí que penso que se deve começar: se nos apelidamos de estagiários, é isso que nos vao chamar!! Em todo o lado, mesmo em países (a esmagadora maioria) onde esses, os estagiários, sao aqueles que ainda nao acabaram o curso!!
Pedir trabalho, muito bem!; Humildade, sempre!; mas ajoelhar para trabalhar sem remuneraçao...?!?!!
Este é o meu conselho: risquem, para voces mesmos, esta palavra do vosso dicionário, ela vai cair em desuso! (e já devia era ter caido...!)
Existe, é inegável, uma quantidade absurda e até certo ponto, inimaginável, de escolas de arquitectura em Portugal!! (Sintomas da Ordem que temos... que só consegue controlar o próprio umbigo!) Nao vejo outra soluçao que nao o fecho de bastantes!
Colegas, vamos lutar por uma arquitectura de qualidade em Portugal.
Eu decidi aprender "o como" fora...! Um dia hei-de voltar e ajudar no terreno!!
Carlos Guimarães

2 comentários:

Arquitontices disse...

Aproveito para comentar dois pontos muito discutidos por aqui. Primeiro concordo plenamente com a remunaração dos estágios. Agora fecho das escolas pela Ordem dos Arquitectos...isso seria cometer o erro que a Ordem dos Médicos cometeu e continua a cometer, ou seja controlar completamente o ensino da arquitectura de modo autoritário num país supostamente democrático. Compete ao Ministério do Ensino Superior fechar escolas se a qualidade destas não se confirmar como aconteceu com a Universidade Independente, embora por motivos financeiros ao revés de motivos qualitativos. Fica a ideia na mesa, não podemos dar demasiado poder à ordem, sobretudo quando ela representa os grandes arquitectos e esquece-se dos restantes como os estagiários.

Carlos M Guimaraes disse...

A ordem deveria servir para regular, gerir, "ordenar" (como a propria palavra diz!) todo o sistema profissional e dar toda a ajuda possivel para garantir qualidade nas escolas de arquitectura! O problema é que a ordem funciona politicamente...! Eu defendo que a Ordem deveria ser um controle do Ministério e o Ministério um controle da Ordem. Cabeça contra cabeça, instituiçao contra instituiçao! Deveriam ser "rivais" (o que nao invalida a amizade!) porque só assim se tomam as melhores decisoes!
Quanto á Ordem dos Médicos, obviamente nao será a situaçao ideal, mas questiono-me qual será melhor: ser um arquitecto frustrado e na penúria ou uma pessoa que tudo faz para conseguir ser médico, mesmo que tenha que sair do país durante uns tempos...!?