segunda-feira, 25 de junho de 2007

sugestão

Caros colegas

No seguimento das posições expressas neste Blog, e na certeza de que algo terá que ser feito, foi-me feita uma sugestão por uma colega, e que passo a descrever: já que a nossa caríssima Ordem se mostra muito pouco interessada em resolver a situação precária dos estagiários e consequente desemprego dos arquitectos não estagiários; já que a nossa caríssima Ordem se preocupa mais em nos dar uma injecção de moral e bons costumes camuflados em algo a que chamam "Estatuto e Deontologia", e ainda se mostrem satisfeitos com o progresso da Arquitectura Portuguesa feita às custas sabe-se lá de quê e de quem; já que a nossa caríssima Ordem prefere "aconselhar" às entidades patronais um estágio remunerado, lamentando que não tem poderes para obrigar a remuneração (embora apresente poderes para obrigar a realização do estágio), então e porque não divulgarmos uma espécie de "lista negra", onde constem os nomes dos Srs. Arquitectos ou entidades patronais que vivem às custas de trabalho gratuito ou precário, a respectiva remuneração e as condições de trabalho? Se todos os estagiários que se sentem prejudicados colaborarem (sabendo que se preferirem o podem fazer anonimamente), decerto a lista será longa, podendo ser divulgada através de cartas abertas a meios de comunicação social, tentando lembrar esses senhores que a tal "Deontologia" não serve só para aqueles que agora têm que fazer formação nessa matéria... Ora, se os ditos Srs. Arquitectos não tiverem problemas com o modo como ganham a vida, também não terão problemas em ver o seu nome na dita lista...
Aqui fica a sugestão...

Ana Rita Amaral

4 comentários:

Pedro Baía disse...

uma 'lista negra' mais uma 'lista branca' (os escritórios de arquitectura bem comportados poderiam também receber um certificado de qualidade da Ordem dos Arquitectos)

Nuno disse...

Não sei como esperam ter provas destas atitudes sem ser através de testemunhos directos ou confissões (!). Facilmente podem existir acusações de difamação. O verdadeiro alvo de uma iniciativa deste género será sempre a Ordem.

Gonçalo Afonso Dias disse...

Qual Ordem?! Onde?! Existe mesmo?
Tem uma Bastonária e tudo? Ah! Não tem, ... ou tem? Teve? Qual é a piada? Ou tem ou não tem.
Não tem.

ccristiana disse...

Qualquer estagiário, ou recém-licenciado que como eu ando a bater às portas todas, poderá dar aqui imensos testemunhos das propostas não remuneradas.
Isto sob a desculpa de que um estagiário ainda não sabe... ainda não é... dá trabalho, e por aí fora.

Mas do que vejo um estagiário trabalha muito e está disposto a trabalhar ainda mais!Quanto a aprender, esta é uma fase de menor autonomia, mas aprender vai seguir-nos sempre, com 1, 5, 10 ou 20 anos de experiência.