segunda-feira, 9 de julho de 2007

Esclarecimento

Fico feliz por começar a ver reacções relativas `as questões que aqui levantamos e ao propósito deste mesmo blog. É neste caminho que pretendemos seguir.
Surgiu uma crítica no blog Gonçalo Afonso Dias, Artes e Ofícios, referente `a posição e apresentação do Exige Arquitectura. Pretendo só esclarecer situações como estas para que possamos todos entender o que nos encontramos a tentar fazer.
Respondendo a esse mesmo comentário, e pela ordem em que foram colocadas as questões, começo clarificar o próprio logo do blog, conotado de “cheirar demasiado a arquitecto”. Se de facto tal acontece, e’ porque, feliz ou infelizmente, denuncia a educação e formação que temos, meios que são os únicos de que dispomos para expor e lutar por uma causa comum.
Se este local se chama Exige Arquitectura, e não Exige outra coisa qualquer, é pela simples razão de que as situações que aqui denunciamos são, de facto, motivos mais que suficientes para que a possamos intimar. Uma vez que nós, arquitectos, subsistimos desta actividade, é por uma vida profissional digna que aqui nos manifestamos, por direitos laborais que, naturalmente, deverão ser exigidos sob a própria pratica de Arquitectura. Daí subentende-se logicamente que exijamos dignidade, uma Ordem, uma Bastonária e acima de tudo, o direito `a própria Arquitectura.
A quem o iremos exigir? A essa questão não somos somente nós, autores do blog, que teremos de responder.
A criação deste mesmo local é para que possamos esclarecer essa situação, a quem nos devemos dirigir, como e porquê nos devemos dirigir, e acima de tudo, tentar reunir uma voz plural que realmente esteja unida. Somente desta forma seremos capazes de finalmente rejeitar as situações pranteáveis que prevalecem no nosso mercado de trabalho.

Em suma, com este blog pretendemos criar um espaço de união anímica, que não existe para alem das conversas de café, para que posteriormente sejamos capazes de nos reunir fisicamente, com o propósito de defender estes mesmos direitos que aqui embrionariamente começamos a incitar e denunciar.

Este é de facto um espaço para discussão de ideias e exposição de inconformidades.
Espero que possamos contar com mais contributos como este ao qual replico, denota que de facto existe insatisfação e preocupação, bem como o interesse de zelar e exigir por dignidade na nossa profissão.

João Albuquerque

Sem comentários: