domingo, 22 de julho de 2007

23 a 25 Julho | no 555 | das 21h-24h oficina de Teatro do Oprimido JÁ FERVEMOS!

- A oficina, orientada por José Soeiro, é aberta e gratuita.
- Decorrerá nos dias 23 (2ªf), 24 (3ªf) e 25 (4ªf) de Julho, das 21h30 às 24h, no espaço 555 (R. do Almada, 555).
- Para participar, basta mandar um e-mail para grupoferve@gmail.com ou para teatroforum.porto@gmail.com
- A apresentação será na sexta-feira, dia 27 de Julho, às 22h30, na Praça do Piolho (Leões, Porto).
O FERVE- Fartos d'Estes Recibos Verdes – é um grupo de trabalho que nasceu em Março de 2007 e se tem dedicado a dar visibilidade ao problema dos falsos recibos verdes e a intervir sobre esta faceta da precariedade. No seu blog ( www.fartosdestesrecibosverdes.blogspot.com), são já dezenas de testemunhos concretos que denunciam esta situação.
O FERVE promove durante a próxima semana uma oficina de Teatro do Oprimido à volta de histórias de precariedade e recibos verdes. O Teatro do Oprimido ( www.theatreoftheoppressed.org) é uma metodologia que usa a linguagem teatral para ensaiar a mudança social. Uma linguagem que nos permite compreender melhor o mundo e as relações de opressão que nele existem e que pode ser usada por todos (até os actores!) em todos os lugares (até nos teatros!).
A partir de situações concretas que as pessoas vivem – como as histórias que dão corpo ao blog do grupo – nesta oficina iremos fazer uma série de exercícios que nos permitirão partilhar estas situações e explorar os mecanismos que as perpetuam.
A oficina é aberta a toda a gente, não sendo preciso que os participantes tenham nenhuma preparação específica na área do teatro.
Durante as sessões de 2ª-feira, 3ª-feira e 4ª-feira iremos trabalhar na construção de uma apresentação de teatro-fórum. Na sexta iremos para a rua apresentá-la – e desafiar as pessoas a pronunciarem-se sobre o assunto.
No teatro-fórum , apresentamos ao público um problema para o qual não temos solução e pedimos que nos ajudem a encontrar soluções possíveis. Mostrando – actuando – estratégias diferentes, os espect-actores participam de forma directa na criação de um final ou de vários finais possíveis.
Pelo FERVE;
Cristina Andrade

Sem comentários: